“Coco avant Chanel” – Além da moda e do amor

Simplicidade, moda, Paris, conforto, elegância. Tudo isso se resume em apenas um nome: Chanel. A estilista-ícone transformou o vestuário feminino com suas ideias à frente de seu tempo no começo do século 20. O filme “Coco avant Chanel” (“Coco antes de Chanel”) mostra como a pobre criança órfã deixou de ser Coco, pra se tornar Chanel, a mulher que abriu as portas para a moda e inventou o estilo que permaneceria vivo durante décadas e décadas.

A diretora francesa Anne Fontaine expõe no filme todas as fases da estilista, desde sua infância num orfanato, à cantora de cabaré, costureira e o início de sua carreira criando chapéus para atrizes parisienses.

A atriz Audrey Tautou, de “Código da Vinci” e “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, foi a escolhida para interpretar os anseios, medos, vontades e atitudes de quem iria revolucionar o universo feminino. O filme dá a sensação de estar ao lado de Chanel quando ela resolve alargar o espartilho de sua irmã pra ela dançar melhor ou quando pega uma camisa de seu affair, Etienne Balsan, e transforma em uma nova peça.

Coco sempre teve conceitos bem definidos sobre vários assuntos, principalmente quando se tratava das causas do amor. Sempre se negou a amar alguém, mas quando conheceu o empresário inglês Arthur “Boy” Capel, interpretado por Alessandro Nivola, descobriu que não havia motivo pra tanta negação e se entregou à paixão. Capel foi não apenas um grande amor na vida de Chanel, mas também investiu em sua primeira loja de chapéus em Paris e foi responsável por apresentar a ela o tecido jersey, que fez Chanel famosa na época da Primeira Guerra por ser um pano confortável, fácil de usar e barato.

No longa, é nítida a escolha de Coco Chanel pela simplicidade. A estilista decide chamar atenção e ser mais elegante sem o uso excessivo de plumas, cintas, jóias – acessórios que as mulheres da época costumavam usar.

“Coco avant Chanel” vai além da moda e do amor. A estilista passa o filme se descobrindo e encontrando o seu próprio caminho. Com toda essa experiência nasceu uma das mulheres mais poderosas e influenciadoras que o mundo já viu. Alguém que criou o seu próprio império em uma época em que as mulheres não tinham independência e conseguiu estabelecer seu estilo que serve de inspiração para muitos.

Sobre Camila Oliveira

Blogger do Just Found, jornalista, apaixonada por beleza, decoração, comida e pets ♥
Esse post foi publicado em MODA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.